As 7 Portas da Bíblia

1. Você já pensou o que seria de nós se não houvesse aquele recurso tão útil? É uma coisa usada constantemente; nós sempre estamos usando isso. É conhecido universalmente; ninguém o desconhece.

2. Certa vez alguém perguntou: – Como vamos entrar na sala? E a outra pessoa respondeu: – Há um invento que o homem criou que nos permite atravessar paredes, disse. – Sim, e qual é? Será que nos torna invisíveis, imateriais? – Não, o invento se chama de “porta”.

Isso não é uma piada; é verdade mesmo!

3. Portas são muito importantes: portas são tão importantes, que até a palavra im “porta”nte tem porta no meio. O que seria de nós, se não existissem portas? Nós simplesmente estaríamos fora: no frio, sem abrigo, desprotegidos Ou encerrados e presos em 4 paredes, sem alimento, sem sol e sem vida.

4. Todos conhecem a mensagem das portas – até os animais. Alguém outra vez perguntou: – Sabe por que o cachorro entrou na igreja? perguntou alguém.
– Não! Por quê? – É porque a porta estava aberta!

Hoje queremos falar sobre as 7 PORTAS DA BÍBLIA. A Bíblia nos fala que existem 7 portas muito importantes, que hoje queremos considerar.

1a porta: A PORTA DO CÉU. Gên. 28:17

1. Jacó se encontrava em Harã, fugitivo, amedrontado, porque se escondia do seu irmão Esaú, que queria matá-lo.

2. Desanimado, cansado, quando as sombras da noite já se adensavam, Jacó tomou uma pedra para servir de travesseiro, e adormeceu, num profundo sono. E dormindo, teve um sonho. Ele viu uma grande escada fulgurante cuja base estava na terra e o topo alcançava o Céu. Além disso, anjos de Deus subiam e desciam pela escada.

3. E quando ele acordou, sobressaltado, disse: “Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.” v.17.

4. Ellen G. White disse: “Deus é Altíssimo e santo; e… a Sua casa na terra, o lugar onde o Seu povo se reúne para adorá-lO, é a porta do Céu”. (MJ 265). E continua: “A reverência é grandemente necessária… Estou alarmada ao ver crianças e jovens, filhos de pais religiosos, tão descuidados da ordem e decência que devem ser observadas na casa de Deus. Enquanto os servos de Deus apresentam ao povo as palavras de vida, alguns estão lendo, outros estão cochichando e rindo.”

5. A irreverência tem sido uma grande tentação para muitos que têm em pouca conta as coisas sagradas; mas esse defeito de caráter deve ser vencido por todos os cristãos, que estão se preparando para a adoração junto aos anjos que cobrem o seu rosto na presença de Deus.

6. Com efeito, disse Jacó: “Este lugar é a porta do Céu, e eu não sabia”. Mas nós outros já sabemos. Como estamos em relação a esse assunto? Estamos nós esquecidos de que no Seu Templo se manifesta a própria presença de Deus? Somos nós reverentes na Casa de Deus?

7. Temos que nos lembrar que a igreja, o templo de Deus é o lugar onde temos a porta do Céu se abrindo diante de nós, para que os encantos do Evangelho possam se desdobrar a nós pecadores que desejamos ascender um dia aos Céus, e aqui temos a primeira porta para esse grande propósito: a porta do Céu.

2a porta: A PORTA DO INFERNO. Mt. 16: 18

1. Em Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos: “- Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” Disseram: “- João Batista, Elias, Jeremias, ou algum dos profetas.” E Cristo perguntou ainda: “- Mas vós, quem dizeis que eu sou?”

2. Então Pedro, matéria explosiva, homem sempre disposto a falar, falou pelos Doze discípulos, dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Então, Jesus disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

3. Isso não significa que a Igreja estaria edificada sobre Pedro. O v. 23 indicaria o contrário, onde vemos as portas do Inferno prevalecendo sobre Pedro. Jesus usou apenas um jogo de palavras, que também coincide no Português, sobre Pedro, uma pequena pedra, um seixo, e Cristo, a Rocha eterna, inamovível.

4. Mas o que significam as “portas do Inferno?” A palavra “inferno” aqui é a tradução de “hades” do grego, e significa sepultura. (Dicionário Grego de Strong, em Mat. 16:18).

5. E com efeito, Jesus Cristo quebrou poderosamente os grilhões da morte, Ele rompeu as portas da sepultura, e a Sua Igreja não ficará presa. Disse Ele: “Eu sou a Ressurreição e a Vida”.

6. Quando Moisés foi sepultado, logo depois o Filho de Deus o chamou, para que saísse do túmulo. Então Satanás se apresentou para impedi-lO. Mas Cristo, o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, disse apenas: “O Senhor te repreenda, Satanás”, porque as portas do inferno não prevaleceriam sobre a igreja de Deus. E Moisés pôde ser ressuscitado e assunto ao Céu.

7. Aguardamos o dia de fulgurante glória, quando virá o Salvador em Sua 2a vinda, para ressuscitar o Seu povo, numa poderosa demonstração de que as portas do inferno, as portas da sepultura, não prevalecerão sobre a Sua Igreja.

3a porta: PORTA DE JUSTIÇA. Sl. 118:19.

1. Diz o salmista: “Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao SENHOR.”

2. Muitos entram pelas portas da injustiça. Mas aqui temos a prece de alguém que estava querendo entrar pelas portas da justiça e pede que se abram.

3. De quem é esta porta? O v. 20: “Esta é a porta do Senhor”. Não poderia ser do homem, pois não há justiça nele. Não há nenhum justo, nenhum sequer, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. A Bíblia diz que o homem não é justo, a experiência nos ensina que o homem não é justo, e toda a nossa natureza diz que o homem não é justo.

4. Então, quem entrará pelas portas da justiça? “Por ela entrarão os justos”. (v. 20). Mas se todos são pecadores, tem que haver um segredo. Como podem entrar lá? As portas de justiça estarão abertas somente para aqueles que têm a chave: a fé é a chave que tem poder de abrir as portas da justiça.

5. Em 1o lugar, somos justificados pela fé em Jesus Cristo, que esteve aqui na terra para andar em justiça, para nos garantir a entrada pelas portas da Sua justiça.

6. Depois que somos justificados mediante a fé, Deus nos considera justos, como se nunca antes tivéssemos cometido um só pecado; então começa um processo de santificação, pelo qual somos introduzidos às portas de justiça.

7. Você já entrou pelas portas da justiça de Jesus Cristo? É somente Ele que nos pode dar justiça, e é mediante a fé na Sua obra e no Seu poder que Ele tem de nos salvar. Se você crê em Jesus, pode entrar pelas portas de justiça e ser salvo.

8. E então, à semelhança do salmista, você entrará por elas e renderá graças ao Senhor, porque quando você compreender o grande significado desta Salvação, você terá uma profunda gratidão para expressar a Jesus que é chamado “o Senhor, Justiça Nossa”. (Jer. 23:6).

4a porta: A PORTA DOS LÁBIOS. Sl. 141:3

1. O salmista Davi orou, numa fervente prece, invocando o nome de Jeová, dizendo: “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” E ele era o grande rei de Israel, que pela lógica podia falar o que quisesse, sem interferência de ninguém. Como precisamos orar e cuidar da porta de nossos lábios, nós que não somos reis aqui nesse mundo. Mas não esqueçamos que de fato somos reis no reino da graça de nosso Senhor Jesus Cristo (Apo. 1:6).

2. Muitas pessoas falam precipitadamente, e então, para se justificar, dizem: “Ah, falei sem pensar!” Como seria diferente se essas pessoas pensassem antes de falar! Como seria diferente, se elas se lembrassem de que Deus nos deu dois ouvidos e uma língua, para que nos ocupássemos mais em ouvir do que em falar.

3. Quão preciosa é a vigilância à porta dos lábios, guardando-os, acautelando-nos, para deles saiam apenas palavras próprias, comunicando graça, conforto e ânimo aos que nos ouvem.

4. Quantas vezes temos falado palavras que saem pela porta dos nossos lábios, palavras rudes, apressadas, injustas; outras vezes, são piadas vulgares, indecentes; outras ocasiões, são palavras acusadoras.

5. Quão diferentes seriam os resultados, se nossas palavras fossem sempre:

- palavras agradáveis: que podem agradar aos outros, para que se sintam bem ao nos ouvir falar, e não que fiquem furiosos, irados.
– palavras nobres: que são usadas pela “nobreza cristã”, por pessoas educadas, refinadas, palavras que ajudam a enobrecer aos outros.
– palavras escolhidas: você pode escolher as palavras e calcular o seu respectivo efeito. Se eu disser àquela pessoa tal e tal coisa, de tal e tal modo, como é que ela vai se sentir? Quais serão os resultados e qual será a minha influência? Para o bem ou para o mal?

6. O que teremos de fazer para alcançarmos esse ideal cristão? Mais oração. Temos de orar mais fervorosamente, para que Deus opere em nós e guarde a nossa boca, e vigie a porta dos nossos lábios. Se há necessidade de muita oração e vigilância, então é exatamente nesse ponto que devemos buscar mais a Deus.

5a porta: A PORTA DA GRAÇA. Luc. 13:24

1. Alguém perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Jesus não respondeu diretamente. Ele fez um veemente apelo, deixando claro que nosso interesse primário deveria ser, não quantos se salvarão, mas se nós mesmos estaremos salvos. Disse Ele: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.” (Luc. 13:24-27).

2. Alguns pensam que a porta da graça jamais se fechará. Mas a própria expressão “porta” já indica que haverá um limite. Uma porta indica limitação, especialmente quando está fechada, e quando está aberta, a possibilidade é que pode se fechar. A graça, sim, terá limite: ela pode acabar. Então, não haverá mais possibilidade de salvação para mais ninguém.

3. A porta da graça é estreita, apertada. Alguns afirmam que tudo é muito fácil. Antes do Dilúvio, os homens também pensavam assim. As 5 virgens insensatas também pensavam assim. E hoje, os homens que amam as coisas do mundo, também pensam da mesma forma, que “Deus finalmente salvará a todos, que não há o de que se preocupar!”

4. Mas o que disse Jesus? “Esforçai-vos!” A palavra em grego indica o sentido de “agonizai-vos!” É preciso exercitar-nos na prática de nossa vida cristã, empenhar-nos em buscar a graça de Deus, sem desistirmos jamais, aconteça o que acontecer.

5. Vamos preparar-nos dia a dia para enfrentar as nossas lutas, provas e tentações, a fim de que nos purifiquemos e nos fortaleçamos cada vez mais para o reino de Deus. Vamos valorizar o tempo que temos nesta vida, que é um tempo de graça, enquanto a porta está graciosamente aberta. Porque um dia se fechará a porta da graça, e como nos dias de Noé, muitos procurarão entrar e não poderão.

6. Haverá um tempo nos últimos dias em que os homens famintos, mas não de pão, e sedentos, mas não de água, procurarão a Palavra de Deus, mas não a acharão. Viajarão por todos os continentes, com o objetivo de alcançar um lenitivo, uma palavra de consolação, de esperança, de salvação, para lhes acalmar os temores, mas será inútil (Amós 8:11-12). Então, poderão dizer: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” (Jer. 8:20).

7. O grande pregador Dwight Moody estava pregando num salão, e ele notou que um jovem estava sob a convicção do Espírito Santo, e o jovem ficando depois da pregação foi falar com o pastor Moody, disse: “Pastor, eu quero seguir a Jesus.” Moody disse: “Jovem, aceite a Jesus hoje. Hoje é o dia.” “Não, pastor, hoje não, eu tenho alguns negócios lá na cidade, eu vou terminar esses negócios, e depois de terminar esses negócios sim, eu vou aceitar a Jesus.” O pastor disse: “Não, jovem, você deve aceitar agora, deve aceitar nesse momento.” Ele disse: “Pastor, eu preciso terminar esses negócios, mas eu prometo que depois de terminá-los, eu vou aceitar a Jesus Cristo.”

O jovem saiu daquele lugar, ele foi fazer os seus negócios. E um dia, muito depois, o pastor se encontrou com ele na rua e disse: “Como é, jovem, ainda não fez a sua decisão?” Ele disse: “Ainda não, pastor, ainda não, mas logo mais eu vou fazer, agora eu estou muito ocupado, tenho muito a fazer.”
Pouco tempo depois veio um aviso ao pastor de que esse jovem estava no hospital, doente. O pastor foi lá, o pastor foi falar com ele, disse: “Jovem, como é? Já fez a sua decisão?” Ele disse: “Não, mas eu estou muito doente, o médico não me deu muita esperança, eu posso morrer, e se eu tomar uma decisão agora, o povo vai dizer que eu tomei essa decisão com medo de morrer. Eu não quero tomar a decisão pressionado ou com medo. Espere um pouco mais; se eu melhorar, se Deus me der saúde, então eu vou seguir a Jesus; mas agora não.” O pastor saiu muito triste, mas o jovem melhorou, foi curado e saiu do hospital.

E o pastor foi visitá-lo, e disse: “Jovem, agora, vamos fazer essa decisão?” Ele disse: “Agora não, agora eu estou muito ocupado! Um pouco mais tarde!”
O tempo passou e mais uma vez o jovem adoeceu, e o pastor foi visitá-lo no seu leito de dor, já muito fraco pela enfermidade, e o pastor disse: “Como é, jovem? Vai fazer a sua decisão agora?” O jovem falou alguma coisa que o pastor não podia entender, mas notou que os seus lábios estavam se mexendo e ele colocou o ouvido bem perto para ouvir o que este jovem estava dizendo, ele estava citando um texto bíblico, as palavras que achamos em Jer. 8:20: “Passou a sega, findou o verão e não estou salvo.”

O pastor disse: “Jovem, ainda há tempo, você ainda tem vida, aceita agora a mensagem de Deus.” Ele mais fraco ainda, quase não deu para ouvir, disse: “Passou a sega … findou … o verão … e não estou salvo.” O pastor fez mais um apelo ainda, disse: “Jovem, Deus ainda o ama, você ainda pode aceitá-Lo, aceita agora.” Mais uma vez ele repetiu as palavras. Agora as suas forças o estavam deixando, estava ficando cada vez mais fraco. Ele disse: “Passou a sega … findou … o verão … e eu não estou salvo.”

8. E você? Vai deixar a porta da graça se fechar? Ou vai aproveitar a oportunidade de salvação que Deus lhe dá hoje, agora mesmo?

6a porta: A PORTA DO CORAÇÃO. Apo. 3:20.

O apóstolo João apresenta-nos a Cristo, dizendo-nos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

1. Este é um quadro comovente: o Senhor da glória, o próprio Criador do homem, batendo à porta do seu coração, pedindo entrada.

2. Mas Ele não força a porta.

Um artista, certa vez, pintou esse quadro. Alguém contemplando-o, apreciou muito o quadro, mas fez uma observação, e disse ao pintor: “O quadro está quase perfeito; só falta um detalhe”. “O que é?”, perguntou o pintor. “Você esqueceu a maçaneta!” “Não!”, respondeu o pintor. “A porta do coração não tem maçaneta do lado de fora, só por dentro!”

3. Jesus Cristo faz um apelo para que você abra a porta do seu coração para que Ele possa entrar agora mesmo!

4. Ele quer reinar no trono do seu coração. Ele é o próprio Rei do universo. Será um grande privilégio ter tal Pessoa em nosso coração, morando em nós, habitando em nossos pensamentos, fazendo parte de nossos sonhos, nossas esperanças.

5. Ele quer ter comunhão com você: cear com você, falar a você, ouvir a você , andar com você, e ajudá-lo. Ele quer alimentar-nos com o pão que desceu do Céu. Ele quer mitigar a nossa sede espiritual. Atende ao Seu apelo.

7a porta: A PORTA DA CIDADE DE DEUS. Apo. 22:14

1. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”

2. “Bem-aventurados”. Isto significa felicidade celestial; não será como a felicidade efêmera e transitória aqui desta Terra.

3. Quem será bem-aventurado? Aqueles que lavam as vestes do seu caráter. Nossos trapos de imundície precisam ser lavados, purificados, embranquecidos.

4. Mas qual é o meio de purificação? O único meio, o único recurso confiável indicado pelo Céu, é o sangue de Jesus! Ele derramou o Seu preciosíssimo sangue na cruz do Calvário, a fim de que nos pudesse alvejar e purificar-nos completamente. “O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado” (1João 1:7).

5. Qual será a bem-aventurança? O que acontecerá com os que são lavados no sangue de Jesus? Eles entrarão na cidade santa pelas portas! O sangue de Jesus abriu as portas do Paraíso eterno! O sangue de Cristo nos possibilitou entrar pelas portas da cidade de Deus, a cidade dos nossos sonhos, cujas portas uma vez penetradas, selarão a nossa redenção eternamente!

CONCLUSÃO

1. Vamos atentar para as 7 portas da Bíblia, que nos advertem e nos incitam para a Salvação e a vida eterna.

2. Vamos, sobretudo, abrir a porta de nosso coração ao Salvador, a fim de podermos entrar pelas portas do Paraíso eterno.

3. Que nós possamos dizer naquele dia, com toda a certeza de salvação: “Passou a sega, findou o verão e nós estamos realmente salvos, graças a Deus, eternamente redimidos!”

fonte:/nistocremos.net

About these ads

8 comentários em “As 7 Portas da Bíblia

  1. Meu Deus , isso é um pequeno estudo maravilhosoo….
    principalmente a nossa boca ! Gostei que cita que devemos falar coisas boas , porque o nosso corpo é templo do espírito Santo , então devemos falar essas coisas boas , porque do mesmo jeito que temos o poder enviado de Deus , para nos abençõar , temos também a capacidade de , ignorar isso falando , coisas que imundaram a nós , como hoje esses funks , palavrões que nada , levam nada resultam ..
    Abraços.

  2. Essa msn é a melhor msn que Eu ja ouvi, é uma msn rica e poderosa cheio de unção de Deus eu quando lia esta msn. se por um pouco falaria em linguas estranhas porque o esperito santo tomou conta de mim.

    e esta msn eu acho que e a msn que a juventude de hoje deve ouvir que Deus vos abensoe rica e poderosamente façam isso mais vezes.

    vão me desculpar mais essa msn vou pregar na minha igreja o mundo deve ouvir sobre as 7 portas que a biblia fala.

    trabalhem em mais temas.

    obrigado.

  3. OBRIGADO POR UMA MSG TAO EDIFICANTE E PROVEITOSA PARA OS NOSSOS DIAS, DEUS ABENÇOE POR ESCREVER E ABENÇOE A TODOS QUE LEREM ESSA MSG…

  4. irmao de um estudo maravilho em certa porta voce cita a boca e depois voce condena seu propio irmao aderindo aos custume de sua igreja; lembre-se quando curou o paralico de betesda mandou ele pegar o leito e andar ;e eles gritaram,hoje e sabado nao licido esta coisa e ele respondeu o homem que me curou falou ;pega a tua cama e anda

  5. Creio que DEUS o todo poderoso, deixou essa mensagem pra nos edificar na fé. Muitos irmãos pereçe por falta de conhecimento, mas; graças te dou SENHOR, por colocar pessoas abençoadas para ensinar e aprender viver em cristo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s